Até onde se sabe, ele é o único patriota brasileiro que tem sua data de morte como feriado nacional. Seu nome é um dos mais citados no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador.
Dentista, comerciante, minerador, militar, Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, nasceu em 12 de novembro de 1746.
É considerado um dos brasileiros que lutaram bravamente pelo desejo de independência do Brasil das explorações e domínio dos portugueses. Ficou conhecido como herói nacional e mártir da Inconfidência Mineira. Foi executado em 21 de abril de 1792. Essa data se tornou feriado nacional em sua homenagem.
Tiradentes queria que nossa pátria fosse livre, não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Por isso, reuniu-se com advogados, poetas e padres – todos em busca do mesmo objetivo, que era tentar libertar o país da situação em que se encontrava.
Ele tinha uma excelente oratória e grande espírito de liderança e, assim, foi escolhido para comandar a Inconfidência Mineira, que aconteceu em 1789.
O objetivo desse movimento era realizar um protesto no dia da “derrama” – data em que eram cobrados os impostos da população. Esse protesto era um alerta sobre o plano de libertação e para que, em seguida, resultasse na prisão do governador Visconde de Barbacena.
Entretanto, Tiradentes foi traído por Joaquim Silvério – seu companheiro de luta - e o plano não deu certo. Joaquim tinha uma dívida de 700 contos com o rei de Portugal e, para conseguir quitá-la, ele entrou no grupo de Tiradentes para se informar do plano e o denunciou.
Na época, trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi para a forca no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.
Suas últimas palavras foram: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”.
A casa de Tiradentes foi queimada e todos os bens confiscados. Partes de seu corpo foram expostas nos principais centros urbanos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Curiosidades
Após ser enforcado, o corpo de Tiradentes foi esquartejado. Sua cabeça ficou exposta em um poste, em praça pública. Na terceira noite, ela foi roubada e nunca mais foi encontrada;
Os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, por 800 réis, em 4 de julho de 1792;
Ele nunca se casou, mas deixou dois filhos: João, filho da mulata Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina – fruto de seu relacionamento com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo;
Tiradentes ficou três anos preso antes de ser enforcado;
Ele é o único brasileiro que tem sua data de morte como feriado nacional. Seu nome é um dos mais citados no Google, com mais de 2 milhões de páginas de referência no buscador.
Fonte: Noticiante
Imagem: Internet
Seja Patrulheiro da Cidadania
Informações no WhatsApp: (31) 9 9995-0688
Commentaires